West Highland White Terrier

West Highland White Terrier, também conhecidos pelo apelido de Westie, é uma raça de cães conhecidos pela personalidade alegre e sua pelagem branca e brilhante. São amigáveis, se dão bem com crianças e demandam muita atenção. Como todos os terriers eles tem personalidade forte para seu pequeno tamanho. Essa raça ficou bastante conhecida no Brasil pelas propagandas do provedor de internet IG, e no resto do mundo pelo uísque escocês Black & White e pela marca de comida para cães Cesar.

Aparência:
Os Westies tem um olhar penetrante com olhos que vão do marrom escuro ao preto. As orelhas são pequenas pontudas e eretas, dando a eles uma aparência de estar sempre alerta e pronto para tudo.
Seu peso varia entre 7.5 e 10 kg e a altura média é de 28 cm nos ombros. A cauda tem forma de cenoura, com cerca de 12 a 15 cm e está sempre de pé. Não se deve cortar as caudas dos Westies.
O peito é largo e os membros musculosos, o crânio ligeiramente convexo com uma mandíbula curta e bem encaixada com mordedura em forma de tesoura (caninos inferiores à frente dos superiores e incisivos superiores sobre os incisivos inferiores). Os dentes parecem grandes para o tamanho do animal. As orelhas devem ficar eretas, mas não apontam diretamente para cima; a posição das orelhas é essencial durante as exibições em exposições caninas.
A pelagem é macia e densa na parte inferior e mais grossa na parte superior com cerca de 3 cm de comprimento, necessitanto de escovagem frequente. Alguns Westies tem marcas nas costas ou nos pés, mas essa característica é indesejavel nos animais de exposição. A pelagem natural é de tamanho médio e desgrenhada, como no Cairn Terrier. Alguns criadores preferem o “corte do leão” (“lion cut”, em inglês) onde o pelo do rosto é naturalmente longo, mas o resto do corpo é tosado

Temperamento:
Essa raça, que descende dos terriers de trabalho, tem bastante energia, tenacidade e agressividade para com suas presas que eram de origem as raposas menores, coelhos, esquilos e outros animais de pequeno porte. Sua história deu aos Westies um temperamento destemido que leva muitos a dizer que é um “grande cão num corpo pequeno”. Estão sempre alertas e se consideram como cães de guarda, apesar de seu tamanho não se mostrar em nada intimidador. São grandes companheiros e se dão muito bem com outros animais, mesmo assim deve-se tomar cuidado ao apresentá-los a animais domésticos, como gatos por exemplo. São também ótimos com crianças.
Por causa de seu tamanho reduzido são excelentes cães de apartamento, necessitando apenas de uma longa caminhada diária, mas não se incomodam se vez por outra elas não forem possíveis. São também ótimos companheiros de viagem pois se adaptam facilmente a novas situações e a novas pessoas, e também por seu tamanho. têm muita energia, mas cansam facilmente e precisam de vários cochilos durante o dia. Como todos os outros cães, o Westie responde melhor a amor e carinho do que à crueldade. Como em todos os terriers métodos rudes de adestramento esbarram em seu caráter obstinado e teimoso, mas métodos mais brandos e amigáveis surtem ótimo efeito.
Os Westies são excelente compania para idosos, deficientes e crianças em geral.

Cuidados:
Westies costumam ter problemas de ressecamento da pele e banhos demasiado frequentes podem agravar estes problemas. O clima quente do Brasil por outro lado, exige banhos mais frequentes dos animais, e enquanto os europeus e norte americanos recomendam banhos em intervalos de 1 mês ou mais, veterinários do Brasil recomendam banhos com frequencia semanal. Qualquer que seja este intervalo, escovações frequentes se fazem necessárias para homogeneizar os óleos naturais e manter a pelagem limpa. Usar xampus sem detergentes ou para bebês pode ajudar a manter a pele do Westie hidratada. Independentemente da frequência dos banhos a limpeza das orelhas deve ser feita toda semana, usando-se bolas de algodão, para prevenir acúmulo de cera e infecções.
Como a maioria dos cães, esses terriers precisam de 13 horas de sono distribuídas pelas 24 horas do dia. O sono dos Westies se adapta, em geral, ao sono de seus companheiros humanos, acrescido de várias “sonecas” diárias para compensar as diferenças de sono. Por serem bastante independentes, toleram periodos moderadamente longos de solidão.

História da Raça:
Os Westies descendem do Cairn Terrier que por vezes davam a luz a filhotes brancos, e também de filhotes brancos do Terrier Escocês. Filhotes brancos de outros terriers britânicos, como o Bedlington Terrier ou o Dandie Dinmont Terrier também foram introduzidos nos cruzamentos para agregar características desejadas, mas esta prática se encerrou a partir da década de 1850.
Alguns indicam o Coronel Edward Donald Malcolm de Poltalloch, na região de Argyll ao oeste da Escócia como o primeiro criador dessa raça no século XIX. Outras fontes dão o mérito a George Douglas Campbell, oitavo Duque de Argyll e chefe do Clã Campbel como o primeiro criador. Entretanto pode ter havido colaboração entre estes dois criadores. É provavel que tenha levado mais de 100 anos de cruzamento selecionado para gerar todas as características desejadas na raça. A pelagem branca faz com que fiquem bem visíveis durante as caçadas pelos descampados escoceses, facilitando distinguí-los das suas presas. Esse fator era de extrema importância pois os caçadores confundiam os cães de cor parda com as raposas, e acabavam por matá-los por engano.
De início os Westies eram conhecidos como Poltalloch Terriers (por causa da região onde residia Edward Donald Malcolm), mas também foram conhecidos por Roseneath Terriers, já que Roseneath era o lar dos Duques de Argyll. Em seguida, foram chamados de White Roseneath Terriers e no final do século XIX como variante branca do Terrier Escocês.

Westies Famosos:

  • Ideiafix, cãozinho do Obelix, amigo do Asterix. No cinema, foi representado por um Westie com as pontas das orelhas negras.
  • Doggy, cão da família Souphanousinphone em King of the Hill.
  • Cesar, mascote da comida para cães Cesar.
  • Mickey, o garoto propaganda do provedor de internet IG.
  • Bóris, cão do filme infantil Tainá 2

Referências:
The American Kennel Club’s Westie Breed Index
· The United Kingdom Kennel Club’s Westie Breed Page.
· The Canadian Kennel Club’s Westie Breed Page
· The Canadian Kennel Club’s Westie Breed Page
. The Australian National Kennel Council’s Westie Breed Page

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comente

You must be logged in to post a comment.

Conectar-se
Parceiros
Estatisticas
  • 74517Total de Leituras:
  • 45933Total de visitas:
  • 0Visitantes online: